Maiko refere-se a uma rapariga no distrito de lazer tradicional de Quioto cuja função é adicionar entretenimento a banquetes com música tradicional, dança e outros espectáculos. Maiko é uma aprendiz de gueixa, artista feminina de pleno direito. Maiko vive num lugar chamado “Yakata” ou “Okiya” e em inglês é frequentemente traduzido como “maiko house”.
Yakata é uma casa que tem gueixas e maiko, que são enviadas para banquetes em ryotei (restaurante ao estilo japonês), etc. a pedido dos clientes.
A “maiko house” é também o local onde a maiko vive a sua vida quotidiana.
Papel da casa maiko
A casa Maiko também serve como dormitório, mas o seu outro papel é aceitar o aprendiz maiko “shikomi-san” que vem viver para a casa e mais tarde fazer a sua estreia como um maiko respeitável. A Maiko house é também como uma empresa de produção a que os artistas pertencem na indústria do entretenimento.
Shikomi-san significa “miss trainee”. Maiko é geralmente considerada como aprendiz de gueixa, portanto shikomi-san é o palco antes de se tornar uma maiko.
Como shikomi-san, jovens aprendizes, são menores de idade (15 a 16 anos), a proprietária, chamada “Okasan”, que significa “mãe” na casa da maiko, é responsável por cuidar delas como sua guardiã. O papel do “okasan” é ensinar aos jovens aprendizes e à maiko a etiqueta e os modos de vida do distrito de Hanamachi (lazer) de Quioto.
Geisha e maiko vão ao ryotei (restaurante de estilo japonês) ou casas de chá onde os seus clientes são da casa de maiko a que pertencem. O Okasan é, por assim dizer, tanto presidente da empresa de entretenimento como a mãe da maiko.
Durante cerca de um ano, os jovens aprendizes vivem numa casa de maiko, onde vivem okasan, Geiko sénior e maiko, ajudando-os, limpando a casa, e praticando a dança. Durante este tempo, são minuciosamente ensinados a língua do distrito de Kyoto Hanamachi (lazer), saudações, etiqueta, e outras maneiras e costumes Hanamachi pelos seus okasan e maiko sénior. De manhã, acordam mais cedo e à noite esperam até que o maiko sénior termine o seu trabalho da noite e ajudem a limpar os seus trajes, indo muitas vezes para a cama muito tarde à noite.
Maiko e os jovens aprendizes frequentam aulas de dança, shamisen (instrumentos musicais), e canto. Recentemente, muitos maiko estão a ter aulas de conversação em inglês devido ao número crescente de turistas estrangeiros.
Os Maiko estão posicionados como aprendizes para se tornarem geiko, e não recebem um salário. No entanto, as despesas de vestuário, alimentação, abrigo e formação da maiko são cobertas pela casa da maiko.